A manipulação emocional é o exercício de influência - além do aceitável - que uma pessoa exerce sobre outra com o objetivo de obter algum tipo de ganho. Este ganho pode ser simplesmente o poder, o controle e/ou algum benefício material, emocional, financeiro, etc.
Manipuladores costumam ter muita habilidade em fazer o que fazem, além de serem inteligentes e terem poucos escrúpulos e pouca ou nenhuma compaixão. São egocêntricos, pensam excessivamente em si e podem agir de uma maneira que varia de sutil a muito visível, até mesmo flagrante.
São pessoas em que o desejo incontrolável de manipular o outro mascara suas próprias feridas internas, experiências traumáticas geralmente adquiridas na infância e que elas não reconhecem, não querem ou não tiveram a oportunidade de trabalhar.
Reconhecer que você está sendo manipulado não é tão simples porque os sinais da manipulação podem não ser muito claros e também porque eles podem variar de acordo com a personalidade do manipulador.
No entanto, estudiosos desse tipo de comportamento apontam algumas características da ação de manipuladores para ajudar nesse reconhecimento.
Como reconhecer um manipulador
1 o manipulador pode te fazer um pedido exagerado, desproporcional, até irracional, mas vai apresentar esse pedido a você como se fosse algo perfeitamente viável, razoável e corriqueiro. Ele vai fazer com que pareça normal e por este motivo você pode se sentir constrangido em recusar.
2 o manipulador pode te fazer se sentir-se culpado para que você se sinta quase na obrigação de fazer o que ele deseja.
3 ele pode usar de muitas estratégias para convencê-lo, como por exemplo mentiras em excesso, muitas promessas, muitos elogios, troca de favores ... tudo articulado de forma a “vender bem o peixe”
4 ele vai ocultar suas verdadeiras intenções e comportamentos para dificultar que você descubra suas artimanhas de convencimento
5 como tem habilidade e perspicácia, o manipulador vai identificar até com certa facilidade algum ponto fraco ou dificuldade que você tenha e vai usar essa descoberta para ajudá-lo a conseguir o que deseja
6 manipuladores têm um apetite insaciável por poder e sua arrogância os leva a acreditar que têm uma influência superior sobre as pessoas, apesar de qualquer evidência em contrário.
7 devido a esse senso equivocado de poder, um manipulador pode se tornar agressivo quando as coisas não saem como planejado. Pode levantar a voz ou agir de forma agressiva, tudo com o objetivo de pressionar e intimidar para atingir o sucesso em sua investida.
8 em alguns momentos o manipulador pode fazer o papel de vítima em alguma situação para angariar a sua pena, mas na verdade sua real intenção é fazer com que você venha a sentir culpa caso não o ajude com o que ele deseja.
9 o manipulador pode também usar de um humor sarcástico, desagradável e de mau gosto. No fundo, sua verdadeira intenção com esse tipo de humor é expressar uma superioridade que ele julga ter sobre você.
10 por outro lado, existe também aquele tipo de manipulador que sabe usar palavras doces, excessivamente gentis e carregadas de muitos elogios. Um comportamento que foi planejado para te enganar e criar uma intimidade que provavelmente não existe, mas que ele pensa poder criar a partir desse comportamento para facilitar a sua ação.
Como se proteger
Um manipulador eficiente pode infligir todos os tipos de danos e em graus variados, daí a necessidade de aprender a se proteger e você pode começar a fazer isso aguçando sua atenção para reconhecer as características que você acabou de conhecer.
Tenha sempre em mente que não podemos controlar como as outras pessoas nos tratam, mas está em nossas mãos o poder de decidir qual vai ser a nossa resposta ao tratamento que recebemos.
Além disso, algumas dicas podem te ajudar a não se submeter a investidas de manipuladores, sejam eles familiares, amigos, parentes, colegas de trabalho ou da escola, parceiros amorosos ou pessoas que você mal acabou de conhecer:
1 Diga “não” com firmeza às investidas
2 Sustente firmemente suas ideias e opiniões
3 Tenha assertividade ao se expor
4 Procure reagir com calma e tranquilidade
5 Evite discussões prolongadas e agressões verbais e físicas
6 Não se sinta culpado por dizer “não”
7 Aprenda a estabelecer limites e os exponha com clareza
8 Não se concentre apenas no que a pessoa diz: atitudes falam mais que palavras
9 Confie em sua intuição quando ela te disser que existe “algo estranho” na pessoa
10 Se nada disso funcionar, comece por fazer algumas perguntas que podem te dar um direcionamento. Pergunte a si mesmo: “essa pessoa vale o meu esforço?” “essa pessoa merece que eu me mantenha próximo a ela?” “ou é melhor eu me desvincular e manter a minha paz?”
Você tem o poder de decidir se permanece ou se afasta. Caso se afaste, tenha em mente que isso não te torna pior ou faz de você uma pessoa mais fraca. Você vai acionar sua coragem e sua sabedoria para saber o momento de se afastar e manter sua integridade psicológica.