Sobre

Oi, eu me chamo Rita Vieira.

Nasci com uma intuição absurda e desde criança, já sentia situações marcantes que eu iria viver na minha vida adulta e que marcaram minha história. 

Na adolescência, no momento de escolher o que eu iria fazer até o fim dos meus dias, eu não tive nenhuma dúvida: era a psicologia que me chamava. Era a psicologia que me escolhia. Eu sabia que esse meu dom de sentir as situações, de entender o que se passava pela via da intuição, iria me ajudar a me estabelecer e me guiar dentro dessa profissão. Eu sabia que minha missão estava ligada à psicologia.

Por um bom tempo na minha vida e na carreira de psicóloga, eu senti muito medo dessa força que insistia em direcionar minha vida. Talvez por amar demais a liberdade, fui me afastando dela e acabei me desviando de mim mesma.

Deixei de lado minha força e voltei totalmente para o conhecimento dos livros.  Desde que entrei na escola, criancinha,  eu me apeguei a eles - os técnicos, os de ficção, os de poesia, os gibis…  Tudo me atraía e me fascinava. Tudo eu devorava como se quisesse, com eles, esconder o meu saber interior, o saber da minha alma. E isso só foi crescendo com o passar do tempo.

Eu não conseguia enxergar que um saber não excluía o outro. Precisei passar por muitas adversidades, vencer muitas lutas internas e externas e superar perdas imensas, de todo tipo, para enfim entender que eu não precisava temer quem eu era. Para enfim entender que era real o que muitas vezes eu já havia falado para muitos de meus alunos: existem muitos saberes e cada um deles traz em si um mundo infinito de possibilidades.

Acredito no poder transformador do autoconhecimento e do aprendizado contínuo sobre a vida, o mundo e as pessoas. Acredito que é a partir do vai-e-vem de olhar para dentro de nós e para fora, para o mundo, que vamos nos construindo, a nós e aos nossos sonhos, num tecer sem fim de desafios, desejos e conquistas. E hoje sei  que nesse vai-e-vem todo conhecimento é válido, a vida não se resume ao conhecimento científico e dos livros como eu acreditei durante muito tempo.

E essa é a Rita que sou hoje: a da ciência mas também a da intuição, a que acredita no tarô desde sempre, a que entende que a vida é um mistério e que pouco dela sabemos. E cada saber acrescenta um pouco nesse pouco. 

Sou água. Sou fogo. Intuição e razão. Yin e Yang. Hoje confio nos mistérios e não temo mais essa mistura que expressa a minha mais autêntica versão. É com ela que sigo e te convido a seguir comigo. Vamos juntos?

Um pouco do meu aprendizado nas escolas é esse:

  • Psicóloga
    (PUCMINAS)

  • Mestre em Psicologia
    (UFMG)

  • Doutora em Educação
    (UFMG)

  • Especialista em Psicopatologia
    (INSS)

  • Especialista em Psicologia Escolar/Educacional
    (CRP-MG)

  • Especialista em Psicologia Organizacional
    (CRP-MG)

  • Especialista em Teoria Psicanalítica
    (UFMG)

  • Certificação em Coach Psycology
    (Academia do Psicólogo)

  • Fundadora da CÁRTIS Psicologia e Educação

2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade