O medo do abandono está profundamente enraizado em experiências traumáticas que você teve na infância e/ou na adolescência.
Dominando a cena, medo, angústia e uma preocupação excessiva e extenuante de que aquela pessoa que você ama vai te deixar a qualquer momento.
Tudo isso pode impactar o seu desenvolvimento psíquico e emocional, resultando em que você vivencie algumas situações que são sinais de que você precisa se atentar para esse medo e trabalhar no sentido de não permitir que ele te impeça de vivenciar os seus desejos e sonhos.
Veja abaixo 10 sinais de que você sofre do medo do abandono:
1 apesar de infeliz e insatisfeito, você não se se sente capaz de sair de um relacionamento nada saudável (abusivo, tóxico) e que consome suas forças
2 você desconfia exageradamente das pessoas
3 você sente dificuldades para criar e desenvolver intimidade emocional
4 por temer em excesso a rejeição, você cria mecanismos extremos para tentar evitá-la
5 você acredita ser capaz de fazer o outro feliz, “esquecendo-se” de que essa é uma tarefa que não compete a você, mas a essa pessoa a quem você se dedica
6 por insegurança, você realiza testes de comprometimento com as pessoas com quem se relaciona
7 você assume toda a culpa quando as coisas não dão certo
8 constantemente, você experimenta um sentimento de não ser merecedor e digno de ser amado
9 você se apega muito rapidamente às pessoas, o que pode turvar sua capacidade de julgamento quanto a elas
10 você tem crenças negativas em relação aos laços familiares
Estes e outros sinais escondem sentimentos de autodesvalorização, falta de amor próprio e baixa autoestima.
Além disso, quando realmente se concretiza uma separação – na maioria das vezes necessária ao seu crescimento pessoal – ela virá acompanhada de dificuldades para tomar decisões e expressar seus sentimentos mais verdadeiros, assim como outras atitudes que vão ser obstáculos para você seguir em frente com sua vida.
Nesse processo de separação, por estar inteiramente concentrado no outro quando deveria voltar o foco unicamente para você e a compreensão profunda dessa vivência, você tentará várias vezes se afastar, mas não vai ter sucesso. Isso fará você se sentir aprisionado a essa pessoa e a esse relacionamento. Você vai experimentar sentimentos de fracasso, angústia e estagnação e tudo pode se transformar num verdadeiro caos.
A identificação desse medo pode até não ser tão complexa, porém o trabalho de trazer memórias inconscientes à tona pode ser um pouco mais demorado.
Livrar-se desse medo vai exigir que você o encare com coragem, ressignifique o que você viveu no passado e descubra sua capacidade e sua força para prosseguir com seus sonhos e sua vida.
O medo do abandono pode também encontrar-se associado a alguns transtornos, a exemplo de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros.